sábado, 27 de fevereiro de 2010

Taça Rio começa com todos contra Flamengo e Botafogo

Se o Botafogo vencer a Taça Rio, que começa neste sábado (27), sagra-se campeão do Campeonato Carioca depois de três vice-campeonatos seguidos. Se o Flamengo vencer, se classifica para a final contra o time de Joel Santana, para tentar o tetracampeonato na competição. Esses dois fatos fazem com que os dois times sejam os “alvos” principais de todas as outras equipes que disputam o segundo turno do Estadual.
O mais visado, porém, ainda é o Botafogo, campeão da Taça Guanabara, que estreia neste sábado, às 19h30, contra o Americano, no estádio Godofredo Cruz, em Campos. No comando do time, o técnico Joel Santana, que já tem seis Estaduais do Rio em seu currículo, conta com um elenco confiante, que eliminou o Flamengo na semifinal do primeiro turno e bateu o Vasco com facilidade na final do torneio.
Ao mesmo tempo em que disputa a Taça Rio, o Alvinegro terá que se manter bem na Copa do Brasil. Depois de perder para o São Raimundo por 1 a 0 na partida de ida, o Botafogo precisa de uma vitória, em casa, para se classificar para a segunda fase da competição.
Para o técnico Joel Santana, porém, o objetivo maior agora é conquistar o segundo turno do Carioca.
- O Botafogo tem condições de conquistar o título da Taça Rio. Por isso mesmo, temos que trabalhar com o máximo de empenho para confirmarmos essa possibilidade. O nosso grupo tem qualidade, foi reforçado e por isso mesmo estou confiante. Não podemos dar oportunidade aos outros times de chegarem a uma decisão conosco.
O receio do técnico em disputar uma nova decisão se explica pelos últimos três Estaduais, quando o Botafogo, depois de vencer um dos turnos, foi derrotado pelo Flamengo nas três últimas finais do Campeonato Carioca. O último título estadual do Alvinegro foi conquistado em 2006.
O Rubro-Negro, aliás, precisa do título da Taça Rio para tentar o tetracampeonato. Atual campeão brasileiro, o time do técnico Andrade falhou na Taça Guanabara, e agora vai em busca do título do segundo turno para manter a hegemonia regional. Mesmo assim, o comandante da equipe deixa claro que a Copa Libertadores pode atrapalhar o time no Estadual.
- Não teremos jogos pela Copa Libertadores nas primeiras rodadas da Taça Rio e por isso mesmo precisamos muito somar todos os pontos que disputarmos nesta fase inicial. Assim, é muito importante iniciar a campanha com um triunfo sobre o Macaé e embalar no torneio. Quanto mais cedo nos garantirmos nas semifinais, melhor.
O Flamengo estreia na Taça Rio neste sábado, contra o Macaé, às 19h30, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Nenhum comentário: