domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carreira - Quando é hora de procurar um novo emprego

Passamos boa parte de nossa vida no trabalho. Da hora em que saímos de casa até o momento em que voltamos, são incontáveis horas de dedicação e tempo investido nesta ação. Sendo assim o ideal é que possamos trabalhar com algo que nos dê prazer, que nos faça vibrar, que nos faça ansiar pelo dia seguinte. Como disse, isto é o ideal. Na prática porém muitas pessoas acabam tornando-se reféns de empregos em que não estão felizes ou realizadas. 

Contas para pagar, incerteza quanto o caminho a seguir, dificuldades de recolocação, comodidade, são estas algumas das razões que levam muitos a ficar estagnados em um local em que não estão felizes. Se este é o seu caso, em primeiro lugar avalie se realmente o seu trabalho é que não agrada ou as circunstâncias é que não estão favoráveis. Procure por pontos positivos: você gosta da área? Existem perspectivas de crescimento?

 Seu salário está condizente com suas responsabilidades? Você está aprendendo e crescendo profissionalmente? Depois avalie os pontos negativos: você não se dá bem como o chefe ou com os colegas? Não gosta da área ou da função? Sente-se sem perspectivas? Sente que seu salário está aquém de suas responsabilidades? Pese os pontos positivos e os pontos negativos. Em muitos casos pontos negativos podem sobrepujar e ocultar os pontos positivos. E em vários casos os pontos negativos podem ser resolvidos, conversando com seu superior ou com o próprio RH. 

Caso você perceba que não existe caminho em seu atual emprego então é hora de atualizar seu CV e começar a enviá-lo para seu network, para o RH de empresas e para empresas de recrutamento. Não se deixe ficar enredado em uma zona de conforto pois a situação só tende a piorar, para você e para a empresa. Procure sempre assumir o leme de sua vida profissional. Não é fácil mas com o tempo teremos sucesso. Será ótimo para as empresas por onde você passar, será ótimo para sua carreira e realização profissional!

Nenhum comentário: