sábado, 31 de outubro de 2009

InFoco Resolve - Questão de Vestibular - História c/ Resposta

Essa questão era pra eu ter trazido ontem, mas não deu, então a resposta é hoje mesmo.


FATEC - 2002

Sócrates, grande filósofo grego, formou numerosos discípulos, que seguiram diferentes caminhos para buscar o conhecimento real. A grande preocupação socrática era:


(A) interpretar o mundo como sendo espiritual e organizado segundo uma moral baseada em verdadeiros conceitos imutáveis.
(B) compreender as causas primeiras e os fins últimos de todas as coisas, pois só se pode dizer que se conhece alguma coisa quando se conhece sua causa primeira.
(C) o autoconhecimento que poderia ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistiam em fazer indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento latente.
(D) fazer um estudo crítico da História, comparando a História Grega com a dos povos orientais, a fim de mostrar que o mundo era mais amplo do que se imaginava.
(E) mostrar que todo o conhecimento era obtido por intermédio dos sentidos humanos e que, por esses serem falhos, era relativo e limitado.


Não olhe a resposta antes de concluir a questão...

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
RESPOSTA
Resposta sugerida pela FATEC: C

O século V a.C. (século de Péricles) foi caracterizado por um grande desenvolvimento econômico e intelectual. No âmbito intelectual, a filosofia foi amplamente desenvolvida, sendo preconizada por Sócrates. Platão e Aristóteles também foram grandes filósofos da Grécia Clássica.
Os métodos adotados por Sócrates eram a ironia (= destruição do conhecimento) e a maiêutica (= dar luz à; parir ideias).

Nenhum comentário: