sexta-feira, 16 de outubro de 2009

18 de outubro - Saiba o que aconteceu de importante em nossa história nesta data

16/10/1793 - Rainha Maria Antonieta é condenada à guilhotina por traição


Maria Antonieta (1755-1793), rainha da França, esposa do rei Luís XVI e filha da arquiduquesa austríaca Maria Theresa e do imperador romano Francisco I. Seu casamento com Luís XVI tinha o objetivo de fortalecer as relações entre a Áustria e a França, antigas inimigas. Exerceu forte influência sobre a política francesa. Foi presa durante a Revolução Francesa, quando tentava fugir junto com a família real. Após a execução do rei, Maria Antonieta ficou conhecida como a "Viúva de Capeto". Morreu na guilhotina em 16 de outubro de 1793.

16/10/1846 - A anestesia é aplicada pela primeira vez


O procedimento foi realizado no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston e o cirurgião John Collins Warren realizou a extirpação de um tumor no pescoço de um jovem de 17 anos, chamado Gilbert Abbot. O paciente foi anestesiado com éter pelo dentista William Thomas Green Morton, que utilizou um aparelho inalador por ele idealizado. A cena deixou de ser documentada fotograficamente porque o fotógrafo sentiu-se mal ao presenciar o ato cirúrgico, porém foi posteriormente imortalizada em um quadro do pintor Roberto Hinckley, pintado em 1882. Morton, que havia praticado com sucesso extrações dentárias sem dor, com inalação de éter, percebeu a possibilidade da cirurgia sem dor e obteve autorização para uma demonstração naquele Hospital. Morton não revelara a natureza química da substância que utilizava, dando-lhe o nome de letheon (do grego, esquecimento). Pressionado pela Associação Médica de Boston para que novas intervenções pudessem ser realizadas sem dor, teve de revelar a composição do letheon, que era apenas éter sulfúrico puro. A insensibilidade total durante o ato cirúrgico, até então, era considerada uma utopia nos meios acadêmicos.

16/10/1964 - China detona sua primeira bomba atômica


Em meio à corrida armamentista, a República Popular da China realiza seu primeiro teste atômico. Sucedido por outros 44 testes que colocaram o país no "clube atômico" do qual fazem parte países que dominam a tecnologia nuclear.




16/10/1979 - Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação celebra o Dia Mundial da Alimentação, em comemoração a sua fundação nesta data, em 1945, na cidade de Québec, no Canadá.

Nenhum comentário: