domingo, 16 de maio de 2010

Google para de vender seu celular pela internet

O Google anunciou nesta sexta-feira (14) que vai parar de vender o seu celular, o Nexus One, diretamente para os consumidores pela internet, sem a intermediação das operadoras de telefonia – esse era um dos pontos-chave da empresa para o aparelho, lançado em janeiro deste ano. A realidade é que o produto tem apresentado problemas de competição com rivais como o iPhone, da Apple, e o Blackberry, da RIM, em parte pela falta de apoio de grandes companhias telefônicas.
Em um post no blog oficial da empresa, Andy Rubin, vice-presidente de engenharia da empresa, diz que a loja online do aparelho acabou servindo apenas como "um nicho para aficionados por tecnologia".
– Está claro que muitos consumidores gostam de pegar no aparelho antes de comprar um telefone e também querem várias opções de plano das operadoras para fazer sua escolha. 
Quando o Google lançou o aparelho, que roda com o sistema operacional Android e é fabricado pela empresa taiwanesa HTC, deu aos consumidores a opção de comprar o telefone pela internet e depois contratar uma operadora. Mas duas grandes companhias americanas, a Sprint e a Verizon Wireless, decidiram não oferecer serviços para o aparelho, o que deixou o Google sem saída. Agora, o Nexus One poderá ser comprado apenas "pelos canais de venda existentes atualmente", como as lojas das operadoras.
A empresa não divulgou dados sobre as vendas do aparelho, mas dados de pesquisas indicam que o volume é bem menor do que o alcançado por concorrentes como o iPhone ou o Droid, da Motorola. O produto deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário: