domingo, 16 de maio de 2010

Lula mantém otimismo sobre discussão nuclear com o Irã


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua otimista quanto à evolução das conversações em curso para se chegar a um acordo sobre o dossiê nuclear iraniano, declarou neste domingo um membro da delegação que acompanha o chefe de Estado brasileiro em Teerã.
"O presidente continua otimista sobre as discussões", declarou este dirigente, que não quis ser identificado.
"Atualmente são realizadas negociações e é necessário esperar até o fim das discussões nesta segunda-feira" antes de poder fazer um balanço da mediação empreendida pelo Brasil entre o Irã e as grandes potências, acrescentou.
Lula e seu colega iraniano Mahmud Ahmadinejad se reuniram neste domingo, mas apenas enfatizaram o reforço de suas relações bilaterais, deixando de fora qualquer comentário sobre a questão nuclear, foco de sua agenda.
Como única alusão a este tema, Ahmadinejad "agradeceu ao presidente brasileiro seu apoio aos direitos da nação iraniana e suas posições para reformar a ordem mundial", indica o texto publicado no site da presidência iraniana.
Vahid Salemi/AP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aperta aos mãos do irariano Mahmoud Ahmadinejad; os dois se encontraram hoje em Teerã
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aperta aos mãos do irariano Mahmoud Ahmadinejad; os dois se encontraram hoje em Teerã
"A reallidade é que alguns países que controlam os centros políticos, econômicos e midiáticos do mundo não querem que os outros países progridam", declarou o presidente iraniano. "Juntos podemos mudar essas condições e proporcionar as transformações necessárias."
"Esta visita marca o início de uma cooperação entre duas grandes nações", concluiu Ahmadinejad.
Segundo a mesma fonte, Lula declarou que o "Brasil considera suas relações com o Irã estratégicas, já que os dois países podem atuar assim com mais força".

Nenhum comentário: