quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sexo & Saúde - Corrimento não é só coisa de menina


Pergunta:

"Primeiramente parabéns e obrigado pelo serviço prestado. Estou com uma dúvida. Saí no mês de novembro com algumas garotas e, de lá para cá, vem aparecendo uma certa película pastosa de cor branca ou um pouco amarelada no meu pênis, que não existia antes. Cheguei a imaginar falta de higiene mas descartei a hipótese pois, algumas horas após o banho, essa película logo aparece. Grato mais uma vez."

Resposta:

Eu espero que, com todas as meninas com quem saiu, você tenha usado camisinha. Não vale usar com quase todas, e ter deixado de lado a camisinha com a mais bonitinha porque não tinha perigo.

Bem, você descartou a hipótese de falta de higiene. Então, pode ser corrimento, resultado de uma infecção. Sabia que corrimento não é só problema de mulher? O que fazer? Como tratar? Ir ao médico!!. Só ele poderá dizer como acabar com isso.

Muitas vezes escuto garotos e garotas receitando uns para outros: "eu usei tal pomada e foi ótimo". Isso quer dizer foi ótimo para ele/a, que tinha uma determinada bactéria ou um fungo, mas que pode não ser o mesmo que o seu. Usar remédio sem receita médica pode acabar piorando a situação, pois ficará mais difícil o diagnóstico e o bicho pode ficar mais resistente ao tratamento.
É bom lembrar que corrimento, normalmente purulento, em geral indica infecção por bactéria, fungos, vírus ou protozoários. Pode ser provocado também por uma reação do organismo a produtos químicos, como contidos em espermicidas e que provocam alergia em certas pessoas. Isso só para você perceber que o que você tem pode ser uma simples alergia por um tipo de espermicida que você tenha usado com todas na camisinha, como pode ser uma doença.
Caro: você tem uma coisa para fazer: ir ao médico. E outra para não fazer:enquanto não estiver curado, melhor não transar para não colocar em risco a saúde de outras pessoas. E não se esqueça: na maioria das vezes, essas chateações podem ser evitadas com o uso da camisinha.

Previna-se de aborrecimentos!

 
 
 
 
 
A pergunta aqui postada, foi enviada ao UOL Teen Sexo por internautas, selecionadas e respondidas pela psicóloga Rosely Sayão e pelos médicos Maurício de Souza Lima, Ricardo Tapajós e Marco Antonio Lenci.
 
Rosely Sayão é psicóloga e autora de vários livros sobre sexualidade e família, entre eles "Como Educar meu filho?" (ed. Publifolha). Colunista da Folha de S.Paulo e do UOL, responde perguntas dos internautas no quadro "Momento Família", terças, as 16h, ao vivo no UOL News.

Nenhum comentário: