quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Governo culpa mau tempo por apagão em 18 Estados - Matéria do site r7.com

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira (11) durante entrevista coletiva que o problema que causou um blecaute em 18 Estados do Brasil e no Paraguai foram descargas atmosféricas, ventos e chuvas fortes na região de Itaberaba, no sul de São Paulo. De acordo com o ministro, as descargas causaram curto circuito e desligaram linhas de transmissão para que não houvesse acidente ainda maior.


- O próprio Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] já nos deu conta de que houve concentracão muito grande destes fenômenos. Os senhoras sabem que o Brasil tem grande concentracão [de raios].
A conclusão do Ministério ocorreu após reunião na tarde de hoje com o ONS (Opeador Nacional do Sistema Elétrico), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
As linhas de transmissão a que o ministro se referiu são as seguintes: duas linhas entre os municípios de Ivaiporã (Paraná) e Itaberá (São Paulo) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Petro (em São Paulo).

Ainda de acordo com o ministro, o restabelecimento da energia foi rápido e voltou em todo o país em cerca de quatro horas.
- Eu tenho condições de dizer ao povo brasileiro que esteja tranquilo, porque o sistema é bom. Houve um acidente, o sistema elétrico tem seus defeitos e acidentes em toda parte do mundo. Podemos considerar que houve um acidente, concentração muito grande de [fenômenos] atmosféricos, tão forte foi que as linhas não conseguiram sustentar.


Leia mais AQUI tem um infográfico pra vc entender melhor

Nenhum comentário: