sexta-feira, 27 de novembro de 2009

3ª Parte da Série "Inimigo do Peito - O câncer de mama não é um problema só das mulheres!"

Pois é meus queridos leitores, nossa série de reportagem termina hoje. Foi um assunto muito interessante, e eu recebi vários e-mail´s agradecendo pela matéria, e já pedindo "bis". Vamos continuar com matérias assim, e se você tiver já uma sugestão, é só entrar em contato conosco pelo infoconoticias@ymail.com. Vamos então, à última parte da série "Inimigo do Peito":


Prevenção


Como em todas as doenças, a prevenção é a melhor arma. Embora, em se tratando de câncer, nenhuma prevenção seja 100% eficaz, algumas medidas podem ser adotadas para diminuir os riscos.


No caso do câncer de mama, medidas preventivas devem ser tomadas desde os 20 anos, idade considerada ideal para o homem começar a se cuidar e fazer exames de rotina. “É importante fazer o auto-exame apalpando a mama, assim como o exame clínico. Em alguns casos, a mamografia também se torna necessária”, diz o Dr. Basegio, que salienta que, pelo fato de o homem não ter seios, é mais fácil verificar a existência de um caroço por meio do toque. Deve-se também sempre ficar atento a feridas no mamilo, coceira e nódulos nas axilas.

Outras ações preventivas estão ligadas ao dia-a-dia: dieta com pouca gordura animal saturada (reduzindo a ingestão de carne vermelha), atividade física natural, manter o peso dentro do indicado e diminuir o nível de estresse.
Por fim, é importante esclarecer que não se deve confundir o surgimento de um tumor com o crescimento da mama masculina pelo acúmulo de gordura.


Não dê bobeira - Vá ao médico
Os cânceres de mama em homens infelizmente costumam ser diagnosticados tardiamente – e isso principalmente devido a uma certa negligência masculina para com sua própria saúde, o que pode acarretar danos irreversíveis.
Nesse século 21, cada vez mais técnicas são desenvolvidas visando a combater doenças. Portanto, é fundamental que todos sempre procurem seus médicos e façam exames de rotina. “Meu recado é para que os homens saibam que o câncer de mama pode atingi-los, que procurem os exames a partir dos 20 anos e tenham cuidado com a alimentação”, finaliza o Dr. Diógenes Basegio.

Nenhum comentário: