segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Carreira - Conheça mais sobre Odontologia

Já faz um tempo que não posto esse tema aqui no blog (aliás faz muito tempo que eu não posto nada né?), bom, toda semana vamos voltar a falar sobre profissões, e a de hoje é Odontologia. Vejamos:


ODONTOLOGIA

O que é? -> Odontologia é a ciência médica que estuda formas de tratamento e prevenção de problemas dos dentes da boca e ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética bucal, através de restaurações, extrações e limpeza dos dentes, projeto e instalação de próteses e dentaduras e realização de cirurgias. O odontologista também previne e cura doenças das gengivas, das bochechas e da língua. Pode ser clínico geral ou ter uma especialização.

Habilidades e Aptidões Necessárias -> Interesse pela área médica, perfeccionismo, sensibilidade, gosto por lidar com pessoas, organização e habilidade manual.

Formação Acadêmica -> São cinco anos de estudo e a formação básica é a mesma dos outros cursos da área de saúde. Há disciplinas como anatomia, patologia e fisiologia. As matérias profissionalizantes incluem cirurgia, farmacologia, traumatologia e prótese,e no segundo ano o aluno começa a treinar obturações em bonecos e, no seguinte, a tratar pacientes.

Atuação -> O odontologista pode trabalhar em clínicas especializadas, consultório próprio e como professor em universidades.

Especialização -> Especialização em Ortodontia; Pós-graduação em implantodontia; Especialização em Odontologia Oncológica.

Nenhum comentário: