quarta-feira, 14 de abril de 2010

Juro ao consumidor recua para menor nível desde 1995, aponta Anefac

As taxas de juros oferecidas por bancos e demais instituições financeiras em suas linhas de crédito tiveram a primeira redução neste ano, aponta levantamento divulgado nesta quarta-feira pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).


A Associação aponta duas explicações: primeiro, o aumento da competição no sistema financeiro, já que as instituições privadas perderam espaço para as instituições públicas na oferta de crédito, durante a crise mundial; segundo, a queda nas taxas de inadimplência.

Nos empréstimos para pessoa física, a taxa de juros média caiu de 6,92% ao mês, em fevereiro, para 6,77% em março. Segundo a Anefac, trata-se da menor taxa de juros na série histórica iniciada em janeiro de 1995.
A maior redução foi verificada nas linhas oferecidas pelas financeiras (especializadas no crédito para consumo), justamente entre as mais altas do sistema financeiro: o juro médio caiu de 10,20% ao mês para 9,78% ao mês entre fevereiro e março.
A segunda maior baixa foi vista nas linhas de empréstimo pessoal oferecidas pelos bancos: o juro médio oferecido por essas instituições passou de 4,92% para 4,74% entre fevereiro e março.
A Anefac também registrou os juros de cartão de crédito continuam os mais altos do praça: 10,69% ao mês, em média, sem variação entre os meses de fevereiro e março.

Empresas
Já no caso das empresas, a taxa de juros média passou de 3,69% ao mês em fevereiro para 3,59% em março. Ainda conforme a Associação, é a menor taxa de juros desde janeiro de 1999.
A Anefac registrou que a linha de desconto de duplicatas teve a maior a redução nos juros: de 3,24% ao mês para 3,10% entre fevereiro e março. Outra linha que teve redução significativa foi "conta garantida" (espécie de cheque especial para empresas), em que o juro médio caiu de 5,10% ao mês para 5% entre fevereiro e março.

Nenhum comentário: