quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Carreira: Conheça um pouco sobre profissões

Toda semana, este blog trará informações sobre profissões para quem ainda não decidiu ou quem ainda não sabe qual carreira seguir.



Profissão de hoje: ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

O que é -> É a engenharia que cuida de projetos, da operação e manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. O engenheiro de telecomunicações desenvolve e implanta programas de computação que codificam dados e imagens em sinais e gerencia sua transmissão e a recepção via microondas, cabeamento óptico e até mesmo por satélites artificiais. É dele a responsabilidade de conectar computadores à internet, manter a boa recepção dos celulares, entre outras.

Habilidades e aptidões necessárias -> Interesse por sistemas de telecomunicações, habilidade com números e cálculos, organização, capacidade de concentração e raciocínio lógico.

Formação Acadêmica -> São cinco anos de curso. As disciplinas básicas são as mesmas de engenharia, como física, matemática, química, estatística, geometria descritiva, informática, entre outras. As específicas dão ênfase às áreas de Eletrônica e Computação. Entre elas, o aluno estudará princípios de comunicação, eletromagnetismo, processamentos de sinais, tecnologia de componentes, comunicações ópticas, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais e técnicas digitais.

Atuação -> Atua em concessionárias de serviços de telecomunicações, em empresas de energia elétrica, petróleo, transporte, bancos, órgãos públicos, especialmente os de segurança, em indústrias de equipamentos de telecomunicações, em consultoria, no ensino de nível superior e em pesquisa. Exerce funções ligadas à infra-estrutura como planejamento, construção e gerenciamento dos sistemas de telecomunicações, e também, na criação e pesquisa de novos equipamentos e produtos para ambientes de comunicações.

Especialização -> TV Digital, Comunicações Móveis, Serviços de Telecomunicações, Gerência de Projetos, Consultorias e Treinamentos, Telefonia Avançada e Telefonia IP (VOIP), entre outros.

Nenhum comentário: