quinta-feira, 29 de julho de 2010

Homens também têm depressão pós-parto


Não são só as mulheres que podem ter depressão pós-parto. Um estudo feito por cientistas norte-americanos mostrou que cerca de 10% dos homens sentem uma tristeza profunda após a chegada do bebê. 

A pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, publicada no “Journal of the American Medical Association”, apontou ainda que o pico da depressão masculina acontece entre o terceiro e o sexto mês de vida do filho. 

Para Helô Lacerda, psicanalista do Serviço de Acolhimento da Relação Mãe-Bebê da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, esse quadro depressivo muitas vezes se desenvolve porque o pai se sente incapacitado de lidar com aquela nova vida. 

“A mulher consegue dar banho, trocar, cuidar, e vemos que, para alguns homens, toda essa responsabilidade de cuidar da família acaba sendo assustadora. 

Alguns ainda se sentem de lado, seja porque a mulher assume tudo sozinha, seja porque ela chama a mãe para ajudar. Com isso, eles se sentem incapacitados para lidar com a situação”, descreve. 

Helô conta ainda que já viu casos em que, logo depois de realizarem o sonho da paternidade, os homens perdem o emprego, como se não conseguissem conciliar a nova realidade com outras obrigações. 

Os quadros de depressão no sexo masculino são mais comuns quando a pessoa torna-se pai pela primeira vez. “No nascimento do primeiro filho, o homem pode apresentar uma tristeza que parece não ter motivo. 

Além disso, apresenta mais cansaço, irritabilidade e sentimentos de incapacidade de cuidar da esposa e do bebê”, afirma a psicóloga Genilda Garcia Calvoso, coordenadora do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Leforte, de São Paulo. 

Segundo ela, é esperado que nesse momento de transição eles passem por uma tristeza temporária. “Esse sentimento pode durar alguns dias ou semanas, mas depois a pessoa se adapta. Se a tristeza não desaparecer em 1 mês, é hora de procurar ajuda médica”, relata Genilda. 

Uma forma de prevenir a depressão, diz a psicóloga, é o casal se preparar para a vida com filhos indo junto ao médico e aos exames durante a gestação.

Embora homens possam passar por essa dificuldade, o estudo norte-americano aponta que as mulheres são as que mais sofrem com a chegada do bebê, sendo que 42% delas afirmam sentir depressão pós-parto.

Nenhum comentário: