quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bolsonaro bate boca com Jean Wyllys na Câmara

Membros da mesma comissão na Câmara dos Deputados, os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e o ex-BBB e homossexual assumido Jean Wyllys (PSOL-RJ) trocaram farpas nesta quarta-feira (27) durante uma audiência pública sobre segurança pública.


A comissão de Direitos Humanos e Minorias recebeu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir propostas sobre o sistema nacional de segurança pública. Depois de uma explanação do ministro, o deputado Jean Wyllys usou uma das falas de Cardozo para se manifestar contra preconceito e racismo.


- O ministro disse que o crime tem muitas causas e uma das causas é o ódio, fruto do racismo e do preconceito. E esse ódio vem sendo estimulado nas redes sociais.


Wyllys citou casos de homossexuais assassinados pelo país para cobrar de Cardozo políticas públicas para “coibir o ódio na internet”.


- Estimular ódio e assassinato não é liberdade de expressão.


Inscrito para participar do debate, Jair Bolsonaro esperou ter direito a falar para criticar o Plano Nacional de Cidadania LGBT e o kit Escola sem Homofobia, apelidado pelo deputado de “kit gay”. O parlamentar disse que o conteúdo é pornográfico, estimula o homossexualismo entre crianças e concluiu dizendo que conhece pais que têm vergonha de ter filhos gays.


Interrompido pela presidente da comissão, Manuela D’Ávila (PCdoB-PR), Bolsonaro negou que tenha ofendido algum parlamentar. Neste momento, Wyllys reagiu.


- O senhor me ofendeu porque eu sou homossexual assumido e me senti ofendido sim.


Bolsonaro respondeu:
- O problema é seu. Eu não teria orgulho de ter um filho como você.


Manuela interveio novamente e colocou fim ao bate-boca dizendo que não admitiria ofensas entre os colegas.


Quando teve a chance de falar novamente, o ministro Cardozo disse que discordava da opinião de Bolsonaro em relação ao Plano Nacional LGBT e defendeu o projeto dizendo que é uma arma importante para combater o preconceito das escolas.

Nenhum comentário: