sábado, 19 de fevereiro de 2011

19 de fevereiro - 2 fatos importantes


   Thomas Alva Edison (1847 – 1931) nasceu em Ohio e ficou parcialmente surdo em conseqüência da escarlatina. Essa dificuldade o alijou da escola e foi educado por sua mãe, manifestando logo grande interesse nas ciências.

Após salvar uma criaça de ser atropelada por um trem, o pai dessa criança, como gratidão, lhe ensinou telegrafia e ele passou a trabalhar como telegrafista durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.

Em 1868, patenteou sua primeira invenção, um dispositivo para registro mecânico de votos, com o fim de acelerar as práticas legislativas, mas não teve muito sucesso.

Em 1877, concluiu um dos seus inventos mais importantes: o fonógrafo. No campo científico, descobriu o "efeito Edison", patentado em 1883, que registrava o caminho da eletricidade desde um filamento a uma placa metálica, dentro de um globo de lâmpada incandescente. Embora na época não tivessem lhe dado muita importância, estabelecia aí os fundamentos da válvula do rádio e da eletrônica.
19/2/1986 - A União Soviética lança a estação espacial MIR
 
   Mir (em russo ???, que significa tanto mundo como paz) foi a primeira estação espacial de pesquisa habitada de forma permanente. Através de diversos acordos, foi habitada por equipes de astronautas de diferentes nacionalidades, desde 19 de fevereiro de 1986 até 1996.

Nenhum comentário: